terça-feira, 22 de maio de 2007

TRADIÇÃO


Esta é uma faca na linha das facas que sempre se usaram num ritual que faz parte e está bem enraizado na tradição secular Portuguesa. Desde sempre a chamada "matança do porco" no nosso meio rural , culmina meses de trabalho no tratamento e engorda do porco, que no dia escolhido é morto, desmanchado, a carne cortada e preparada, tirada a banha, preparado o toucinho, o presunto , os enchidos , chouriços, morcelas, etc. , nada é desperdiçado, e que embora seja uma jornada de trabalho duro , é praticamente uma festa que reune toda a familia, homens e mulheres, novos e velhos alem dos vizinhos e amigos convidados onde todos trabalham desde o nascer do sol sem descanso, comem , bebem daquele vinho que ainda é feito de uva e não se encontra no supermercado, e só acaba muitas vezes madrugada dentro ou no dia a seguir.

São usados vários tipos de facas: Este tipo de faca para matar o animal, as tipo skinner para esfolar, facas para cortar a carne e desossar, e normalmente outras mais pequenas com que se miga a carne para fazer os enchidos.

É uma faca longa, 330mm de comprimento total com 220mm de lâmina, relativamente estreita , 20mm de largura e 5mm de espessura junto á empunhadura , começando logo aí a estreitar até á ponta extremamente afiada. Por tradição tem um sangrador de cada lado da lamina , embora eu pessoalmente seja de opinião que acaba por ser mais um elemento estetico que funcional. A empunhadura em madeira é generosa de modo que a faca possa ser pegada com firmeza para guiar a lamina certeira na estocada. O aço é como sempre aço carbono temperado e revenido para dar flexibilidade á lamina.

Sem comentários: