terça-feira, 22 de maio de 2007

TRADIÇÃO


Esta é uma faca na linha das facas que sempre se usaram num ritual que faz parte e está bem enraizado na tradição secular Portuguesa. Desde sempre a chamada "matança do porco" no nosso meio rural , culmina meses de trabalho no tratamento e engorda do porco, que no dia escolhido é morto, desmanchado, a carne cortada e preparada, tirada a banha, preparado o toucinho, o presunto , os enchidos , chouriços, morcelas, etc. , nada é desperdiçado, e que embora seja uma jornada de trabalho duro , é praticamente uma festa que reune toda a familia, homens e mulheres, novos e velhos alem dos vizinhos e amigos convidados onde todos trabalham desde o nascer do sol sem descanso, comem , bebem daquele vinho que ainda é feito de uva e não se encontra no supermercado, e só acaba muitas vezes madrugada dentro ou no dia a seguir.

São usados vários tipos de facas: Este tipo de faca para matar o animal, as tipo skinner para esfolar, facas para cortar a carne e desossar, e normalmente outras mais pequenas com que se miga a carne para fazer os enchidos.

É uma faca longa, 330mm de comprimento total com 220mm de lâmina, relativamente estreita , 20mm de largura e 5mm de espessura junto á empunhadura , começando logo aí a estreitar até á ponta extremamente afiada. Por tradição tem um sangrador de cada lado da lamina , embora eu pessoalmente seja de opinião que acaba por ser mais um elemento estetico que funcional. A empunhadura em madeira é generosa de modo que a faca possa ser pegada com firmeza para guiar a lamina certeira na estocada. O aço é como sempre aço carbono temperado e revenido para dar flexibilidade á lamina.

domingo, 20 de maio de 2007

MOTAS

Todos nós temos sempre mais que uma paixão.


Uma das minhas outras paixões são as motas; conduzir uma mota, sentir o vento na cara, sentir a sensação de liberdade que ela nos proporciona , mas acima de tudo construi-la. Idealizar a mota que gostariamos de ter, pôr mãos á obra e cria-la, vê-la crescer nas nossas mãos , ao nosso gosto e medida.
Esta é uma das várias que construi, já há uns tempos, mas que gosto muito. O motor é um monocilindrico de 800cc, de uma DRbig, nasceu para o todo o terreno e acabou numa custom musculada. O restante da mota , quadro incluido , nasceu no meio das facas, nos intervalos .....

quinta-feira, 17 de maio de 2007

4 FACAS UTILITÁRIAS


Estas 4 facas são em aço carbono mas desta vez feitas a partir de uma mola helicoidal da suspensão de um Volkswagen Passat.

São facas com o comprimento total entre os 200 e os 220mm e com empunhaduras todas da mesma madeira. Os pinos são inox e as guardas em bronze.

terça-feira, 1 de maio de 2007

FACA UTILITARIA




Por vezes, ao planear e fabricar uma faca, temos de olhar para ela como uma ferramenta pura e simples e tem de ser feita tendo como objectivo específico uma determinada função a executar.


Esta faca destina-se a cortar placas de material duro, pelo que tem uma empunhadura grande, ergonomica e por isso confortavel, e uma lamina muito simples e curta, mas extremamente dura e forte, em aço carbono.


A empunhadura é em madeira, a guarda em bronze e tem de comprimento total 170mm. A lâmina tem 50mm de comprimento, 27 de largura e 4mm de espessura.


Tive especial cuidado no forjamento e no tratamento térmico da lâmina pois interessava tirar do aço a maior dureza possível sem o tornar frágil ou quebradiço, o que consegui com uma tempera selectiva muito cuidada e dois ciclos de revenimento muito bem controlados.